top of page

QUINTA do PAÇO de AVINTES (Famílias Couto Alão e Souza Soares)

  • Writer: Carmen Souza Soares Reis
    Carmen Souza Soares Reis
  • Jan 13
  • 8 min read

Updated: Mar 25


Os registros paroquiais da freguesia de São Pedro de Avintes testemunham a presença das famílias Couto Alão e Souza Soares no lugar do Paço de Avintes durante os anos 1700s. Restam poucos vestígios das duas quintas onde essas famílias tiveram residência: a Quinta da Penna (atual Quinta da Devesa) está muito arruinada e a Quinta do Paço (Casa do Paço) foi obliterada por uma construção contemporânea que escondeu (ou destruiu) a sua estrutura original. Fotografias antigas revelam como eram as moradas desses meus familiares.

Casa do Paço de Avintes e sua Capela, já em franca decadência
Casa do Paço de Avintes e sua Capela, já em franca decadência
Restou apenas a estrutura da antiga Capela da Casa do Paço
Restou apenas a estrutura da antiga Capela da Casa do Paço

O lugar do Paço de Avintes deve seu nome ao antigo Paço dos Condes de Avintes, localizado junto à margem do rio, num terreno que começa no Areinho e sobe pela encosta entre a Rua do Paço e o Caminho de Avintes. Ainda existem vestígios da fundação do antigo Paço dos Condes de Avintes, difíceis de avistar in loco, mas perfeitamente visíveis pelo Google Earth.


Ruínas do antigo Paço dos Condes de Avintes
Ruínas do antigo Paço dos Condes de Avintes
Entrada para o sítio das ruínas do Paço dos Condes de Avintes
Entrada para o sítio das ruínas do Paço dos Condes de Avintes

Consta na internet que o antigo Paço dos Condes de Avintes foi construído no século XVI e era denominado Paço dos Almeidas. Não encontrei nenhuma indicação de quem teria iniciado a construção desse antigo Paço. Considero errônea a informação (Wikipedia) que afirma que essa propriedade foi morada de D. Francisco de Almeida (1450-1510), pois esse famoso militar, explorador e homem de guerra nascido em Lisboa em 1450, foi vice-rei da India entre 1505-1509 e faleceu em 1510 na Baía de Saldanha, na Africa do Sul. É provável que nunca tenha pisado em terras de Avintes. O Paço dos Almeidas deve ter sido construído após a morte dele e sua denominação faz sentido, pois o primitivo solar deve ter sido construído num tempo em que os Almeidas ainda não eram Condes de Avintes.. O título nobiliárquico Conde de Avintes foi criado no século XVII (1664) pelo rei Dom Afonso VI em favor de Dom Luís de Almeida Portugal (1610-1671), Governador e Capitão-Geral do Rio de Janeiro. Como o título era hereditário, todos os Condes de Avintes eram da família Almeida, e por isso as armas dos Condes de Avintes e dos Marqueses do Lavradio são as mesmas armas dos Almeidas: “De vermelho, com uma dobre-cruz entre seis besantes, tudo de ouro; bordadura do mesmo metal. Timbre: águia de negro e besantada de oiro” (essa é a versão mais antig, que consta numa carta de brasão de 1536 e foi reproduzida a fls. 11 do Livro da Torre do Tombo).


 

QUINTA do PAÇO de AVINTES

1782-1791

 

A Quinta do Paço de Avintes era propriedade do Mosteiro do Paço de Souza e o Conde de Avintes pagava-lhes foro no dia de São Miguel, em setembro, através de seu Procurador, o Capitão João Luiz do Couto Alão (1738-1808). Na época em questão, era Dom Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão de Eça Melo e Silva Mascarenhas (1729-1790) o 5º Conde de Avintes e 2.º Marquês de Lavradio, também Vice-Rei do Brasil.

Em 1779, o Capitão João Luiz do Couto Alão tornou-se compadre desse Conde de Avintes, pelo batismo do seu filho Antonio Luiz (Livro de Batismos nº 3 da freguesia da Vitória, fls. 256 e 256v). Em 1788, o Conde agraciou esse seu afilhado com o prazo de patrimônio da Casa do Paço d’Além em São João de Airão, em Guimarães (Arquivo Distrital do Porto: Tabelião João José de Almeida, Seção Notarial, P01, Nota 441, 4ª série, p. 65-70, D.P. 316/J). No livro "Nobres e Plebeus de Portugal" Antonio Luiz do Couto Alão é citado como Senhor da Casa do Paço de Airão. Ele lá viveu com a família de sua irmã Ana Felizarda do Couto Alão e seu marido o Major João Xavier de Oliveira Barros Leite. Antonio Luiz tornou-se padre, foi clérigo subdiácono na freguesia de São João de Airão, e a sua Casa do Paço d’Além passou por herança para a família Oliveira Barros Leite, de sua irmã Ana Felizarda.

O Conde de Avintes foi também padrinho de outro filho do Capitão João Luiz do Couto Alão: Luiz José, nascido e batizado em Avintes em 1782. (Livro de Batismos 1778-1789, fls. 49v e 50.)

Como procurador do Conde de Avintes, o Capitão João Luiz do Couto Alão tinha residência na sua Quinta do Paço. A casa em que a família Couto Alão viveu, tinha entrada pela Rua do Paço, bem acima do antigo Paço dos Almeidas. Quando o primeiro solar começou a decair, o Conde de Avintes ordenou a construção de um segundo solar. Creio ter sido neste que viveram os meus ancestrais Couto Alão. Hoje, a antiga Casa do Paço encontra-se completamente descaracterizada por uma construção contemporânea que destruiu a maior parte dessa antiga casa senhorial.


Aspecto da construção atual, que desfigurou a Casa do Paço
Aspecto da construção atual, que desfigurou a Casa do Paço

Atual entrada para a Quinta do Paço - já não existe portão
Atual entrada para a Quinta do Paço - já não existe portão

A vida do Capitão João Luiz do Couto Alão foi documentada nos “Apontamentos Genealógicos das Famílias Couto Alão, Souza-Soares, e Sam Payo de Queirós” publicados pelo seu trineto José Delfim Brochado de Souza-Soares (Edição do autor, Braga 1974). Esse pequeno livro contém uma preciosa coletânea de documentos, inclusive a sua Carta de Brasão de Armas de Nobreza e Fidalguia (Cartório da Nobreza, Processos de Justificação de Nobreza para uso de Brasão de Armas, Maço 26, Ano 1790 - PT/TT/CR/D-A/004/0026), bem como a única foto que sobreviveu da antiga Casa do Paço de Avintes.


Maiores detalhes sobre a Família Couto Alão constam de dois artigos deste meu Blog:

“Casa da Rua da Ferraria de Baixo: o Capitão João Luiz do Couto Alão” (https://www.carmenssreis.com/single-post/casa-da-rua-da-ferraria-de-baixo-jo%C3%A3o-luiz-do-couto-al%C3%A3o)

 


CRONOLOGIA de EVENTOS

Quinta do Paço - Famílias Couto Alão e Souza Soares

1782-1791


Igreja Paroquial de São Pedro de Avintes
Igreja Paroquial de São Pedro de Avintes

 25 out 1782 – Batismo de Luiz José do Couto Alão, filho do Capitão João Luiz do Couto Alão e sua mulher Ana Maria de Jesus. Nasceu na Quinta do Paço de Avintes e foi batizado na Igreja Paroquial de São Pedro, sendo padrinho (por procuração) o Conde de Avintes. Luiz José tornou-se religioso professo no Real Mosteiro de São Jerônimo de Belém, em Lisboa, onde faleceu.


16 jan 1788 – Batismo de João Xavier de Oliveira Barros, fillho do Major João Xavier de Oliveira Barros Leite e sua mulher Ana Felizarda do Couto Alão. Nasceu na Quinta do Paço de Avintes e foi batizado na Igreja Paroquial de São Pedro.  Casou no Porto com Rita Adelaide em 1818. Foi procurador do Couto de Avintes.


30 abr 1788 – Dom Luiz, 5º Conde de Avintes, deve ter retornado a Portugal a partir dessa data, que marca o fim do exercício do seu cargo de vice-rei do Brasil.


6 jul 1789 – Batismo de Genoveva Rosa Delfina de Souza, filha de Inocêncio Alvares de Souza Soares e Custódia Joana do Couto Alão. Nasceu na Quinta do Paço de Avintes e foi batizada na Igreja Paroquial de São Pedro. Casou-se no Porto com Francisco José Correia em 1813.


3 set 1789 – Batismo de Engrácia, fillha do Major João Xavier de Oliveira Barros Leite e Ana Felizarda do Couto Alão. Nasceu na Quinta do Paço de Avintes e foi batizada na Igreja Paroquial de São Pedro.


2 mai 1790 – Morte de Dom Luiz, 5º Conde de Avintes e 2º Marquês do Lavradio. Como Procurador do Couto e da Casa de Avintes, o Capitão João Luiz do Couto Alão poderia ter continuado a servir Dom Antonio Máximo, o filho de Dom Luiz que tornou-se 6º Conde de Avintes, mas não foi o que aconteceu.


18 mai 1790 - João Luiz do Couto Alão tem sua Carta de Brasão de Armas de Nobreza e Fidalguia passada pela rainha Dona Maria I e devidamente registrada no Cartório da Nobreza (Processo de Justificação de Nobreza para uso de Brasão de Armas de João Luiz do Couto Alão – Casa Real, Cartório de Nobreza, Maço 26, nº 19).


2 jun 1791 – Batismo de Domingos, fillho de Ana Felizarda do Couto Alão e seu marido João Xavier de Oliveira Barros Leite. Nasceu na Quinta do Paço de Avintes e foi batizado na Igreja Paroquial de São Pedro.


22 jul 1791 – Batismo de João de Souza Couto, filho de Inocêncio Alvares de Souza Soares e Custódia Joana do Couto Alão. Nasceu na Quinta do Paço de Avintes e foi batizado na Igreja Paroquial de São Pedro.


Em 1791 foi passada Carta régia a favor de Dom Antonio Máximo, filho do falecido 5º Conde de Avintes, outorgando-lhe o título de 6º Conde de Avintes e tornando-o Senhor de toda a Casa e comendas de seu pai. A partir desse ano, não aparece mais o nome do Capitão João Luiz do Couto Alão nem de ninguém da sua família nos livros paroquiais de Avintes.


------------------


PROCURADORES DO CONDE DE AVINTES

(contribuição para a historiografia de Avintes)

 

  • CAPITÃO JOÃO LUIZ DO COUTO ALÃO (1738-1808):


Foi Procurador do 5º conde de Avintes, 2.º marquês de Lavradio, e vice-rei do Brasil, Dom Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão de Eça Melo e Silva Mascarenhas (1729-1790) e como tal, tinha residência na Quinta do Paço de Avintes.


Desde 1779 existia uma ligação de compadres entre o Capitão João Luiz Alão e o Conde de Avintes e Marquês do Lavradio: em 17 jul 1779 foi batizado na igreja da Vitória, no Porto, o menino Antonio Luiz, filho do Capitão João Luiz do Couto Alão e sua mulher Ana Maria de Jesus, sendo padrinhos (por procuração) o Conde de Avintes e a Marquesa do Lavradio. (Livro de Batismos nº 3 fls. 259 e 259v.)


Em 1782, o Capitão João Luiz do Couto Alão já era procurador do Conde de Avintes e tinha residência na Quinta do Paço. Em 25 out 1782 foi batizado na igreja paroquial de São Pedro de Avintes, o menino Luiz José, filho do Capitão João Luiz do Couto Alão e sua mulher Ana Maria de Jesus, nascido na Quinta do Paço de Avintes. O padrinho (por procuração) foi o Conde de Avintes. (Livro de Batismos 1778-1789 fls. 49v e 50.)


Em 1788 o Capitão João Luiz do Couto Alão continua sendo procurador do Conde de Avintes, como prova um documento oficial lavrado em 26-9-1788: "Prazo que fez o Marquês de Lavradio por seu procurador João Luiz Alão a Inocêncio Alves de Souza Soares e sua mulher Custódia Joana de Santa Rita, de uma leiria de terra de monte no lugar da Graceira no Couto de Avintes, Vila Nova de Gaia." (Nota 440, 4ª serie, fls. 84v a 89).


O 5º Conde de Avintes morreu em 1790 e seu filho Antonio Máximo ascendeu ao título de 6º Conde de Avintes em 1791, com direito a toda a Casa e comendas de seu pai. Datam do ano de 1791 as últimas menções à presença das famílias Couto Alão e Souza Soares na Quinta do Paço de Avintes.


  • MAJOR JOÃO XAVIER DE OLIVEIRA BARROS LEITE:


Major das Milícias do Regimento de Braga. Cavaleiro Professo da Ordem de São Tiago da Espada. Casado com Dona Ana Felizarda do Couto Alão. Genro do Capitão João Luiz do Couto Alão. Teve residência na Quinta do Paço entre 1788 até 1791, período em que nasceram três filhos seus naquela quinta, todos batizados na igreja paroquial de Avintes. Poderia ali residir como genro do procurador João Luiz do Couto Alão, mas existe prova documental de que ele também era procurador do Conde de Avintes.


Aparece como Procurador do Conde de Avintes, Dom Luiz de Almeida Soares Alarcão Eça de Melo Mascarelhas e Silva, em documento datado de 11-11-1788 (Arquivo Distrital do Porto: Tabelião João José de Almeida, Seção Notarial, P01, Nota 441, 4ª série, p. 65-70, D.P. 316/J) em que o Conde de Avintes fez prazo de patrimônio da Casa do Paço d’Além, em São João de Airão, a seu afilhado Antonio Luiz do Couto Alão, filho do Capitão João Luiz do Couto Alão.

 

  • JOÃO XAVIER DE OLIVEIRA BARROS (1788-1836):


Filho do Major João Xavier de Oliveira Barros Leite e sua mulher Dona Ana Felizarda do Couto Alão. Nasceu em 1778 na Quinta do Paço de Avintes. Casou na igreja da Vitória, no Porto, em 1818. Faleceu em Avintes em 1836, pois ali sempre viveu, mesmo depois da mudança da sua família para a Casa do Paço de Airão, em Guimarães.


Consta que foi procurador do Conde de Avintes, como seu pai, mas não tenho comprovação documental desse fato. Pode haver confusão de nomes, por ser ele filho homônimo.


--------------------

 



 
 
 

留言


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

FOLLOW ME

  • Facebook Classic

© 2014 by Carmen Souza Soares Reis - Proudly created with Wix.com

bottom of page