top of page

CASA da BOTICA - Família Magalhães Queirós

  • Writer: Carmen Souza Soares Reis
    Carmen Souza Soares Reis
  • Oct 29, 2021
  • 6 min read

Updated: Jun 11, 2024

A CASA da BOTICA de Vila Meã, na freguesia de Real, Amarante, data provávelmente da última metade do século XVIII. Ali nasceram os filhos do casal LUIZ COELHO de MAGALHÃES (1732-1802) e JACINTA INÁCIA TEIXEIRA de QUEIRÓS (1739-1818), que se casaram em 1762 na Igreja do Salvador de Real, hoje conhecida como Igreja Velha de Real. Seu filho o Dr. ANTONIO COELHO de MAGALHÃES QUEIRÓS (1770-1849) formou-se farmacêutico e estabeleceu o seu negócio na parte da frente da casa onde sempre viveu, daí o nome: CASA da BOTICA. Esta casa ainda existe, no lugar do Outeiro de Vila Meã, mas está quase totalmente arruinada, com sua arquitetura bastante descaracterizada.


CASA da BOTICA de VILA MEÃ (foto tirada pela prima Moema Quadrado Leite na década de 1990)

A família que viveu na CASA da BOTICA estabeleceu relações de parentesco com famílias de conhecidas casas senhoriais dos concelhos de Amarante e Penafiel. É uma história que começa em 1804 com o casamento do farmacêutico Dr. ANTONIO COELHO de MAGALHÃES QUEIRÓS com Dona MADALENA EMÍLIA VASCONCELLOS de MESQUITA. Eles tiveram 14 filhos na sua CASA da BOTICA de Vila Meã. Cinco de suas filhas deram origem a famílias cujos nomes ainda são conhecidos em Portugal e no Brasil: Souza Soares, Soares Bairão, Soares Falcão, Ferreira Viana, Teixeira Leite, Brochado de Souza Soares, Monterroio Cardoso Brochado, Queirós Barros, Queirós Lencastre, e outros.

Eram elas:


1 - MARIA JOSÉ DO CARMO (1805-1854) casou-se em 1829 com o cirurgião Dr. JOSÉ ALVARES de SOUZA SOARES e viveram em Vairão, onde trabalharam, ele como cirurgião e ela como farmacêutica, diretora da farmácia do Convento de Religiosas Beneditinas. Depois de viúva, ela deixou sua casa de Vairão a cargo das duas filhas mais velhas e foi morar na CASA da BOTICA em Vila Meã com sua família, onde continuou a exercer a sua profissão na farmácia da família. Os filhos menores acompanharam a mãe e, após a sua morte, emigraram para o Brasil. Dos seus sete filhos que sobreviveram à idade adulta, só uma faleceu solteira. Seis se casaram, mas a descendência de dois deles se extinguiu (Antonio Pedro e Ana do Carmo). Os outros quatro filhos deixaram descendência:

1a - MARIA ISABEL (1829-1914) viveu em Vairão e São Paulo. Pelo seu filho ALBINO, foi a matriarca da família SOARES BAIRÃO de São Paulo. Teve também descendentes do seu filho SEBASTIÃO.

1b - MARIANA CAROLINA (1833-?) viveu em Vairão e Cabeceiras de Basto. Casou-se em Vairão em 1856 com JOSÉ MARIA PEREIRA MACHADO FALCÃO e deram origem à família SOARES FALCÃO. Tres dos seus sete filhos faleceram solteiros. ADRIANO e JOSÉ MARIA foram para o Brasil e deixaram geração. ELISA e JOSÉ AQUINO deixaram descendência em Portugal.

1c - LUCRÉCIA (1841-1925) viveu em Vairão, Vila Meã, Recife, Pelotas e Rio de Janeiro. Casou-se em Recife em 1872 com seu primo BERNARDO AUGUSTO TEIXEIRA LEITE (filho de Anna Victoria) e formaram a família SOARES LEITE, que foi a origem dos LEITE VILLELA do Rio de Janeiro, LEITE de SOUZA SOARES de Pelotas, LEITE GOULART de Pinheiro Machado, e QUADRADO LEITE de Porto Alegre.

1d - JOSÉ (1846-1911) viveu em Vairão, Vila Meã, Recife, Rio Grande, Pelotas e no Porto. Casou-se em 1873 com JOANA da SILVA RAMOS e foi o patriarca da família ALVARES de SOUZA SOARES do Parque Souza Soares de Pelotas. Em 1896 casou-se em segundas núpcias com sua prima MARIA D'ASSUMPÇÃO TEIXEIRA LEITE CARDOSO BROCHADO (neta de Anna Victoria) e foi o patriarca da família BROCHADO de SOUZA SOARES da Casa de Santa Cruz de Vila Meã.


2 - JOAQUINA JULIA (1806-?) casou-se em 1836 com BERNARDO da SILVA e tiveram pelo menos uma filha:

2a - MARIA MADALENA (1837-1891) casou-se com JOAQUIM JOSÉ FERREIRA VIANA e deram origem à familia FERREIRA VIANA do Brasil e de Portugal. Tiveram seis filhos. ALBANO, JULIO e BERNARDO emigraram para o Brasil e lá deixaram descendência. ANA, ROSA e JOSÉ ficaram em Penafiel e também deixaram descendência.


3 - ANNA VICTORIA (1811-1891) casou-se em 1836 com JOÃO TEIXEIRA LEITE de AZEREDO MONTERROIO e tiveram seis filhos: dois faleceram solteiros (Gonçalo e Antonio), dois casaram e não tiveram filhos (João e Gaspar) e os outros dois deixaram descendência:

3a - MARIA AUGUSTA (1839-1921) viveu em Oliveira, Castelões e Vila Meã. Casou-se em 1864 com AFONSO AUGUSTO CARDOSO BROCHADO e tiveram 3 filhos. TORQUATO casou-se em 1898 com sua prima ELVIRA (neta de Maria José do Carmo, filha de José) e não tiveram filhos. MARIA D'ASSUMPÇÃO casou-se em 1896 com seu primo JOSÉ (filho de Maria José do Carmo) e formaram a família BROCHADO de SOUZA SOARES da Casa de Santa Cruz e da Casa do Marmoiral. AUGUSTO casou-se em 1919 com sua prima MARIA EMILIA TEIXEIRA de QUEIRÓS BARROS (neta de Maria Madalena, filha de Leopoldina) e formaram a família MONTERROIO CARDOSO BROCHADO da Casa de Ambrães.

3b - BERNARDO AUGUSTO (1848-1896) viveu em Castelões, Oliveira, Recife e Pelotas. Emigrou para o Brasil 1863 e casou-se em 1872 com sua prima LUCRÉCIA SOARES de QUEIRÓS (filha de Maria José do Carmo). Tiveram 5 filhos: AUGUSTA formou a família LEITE VILLELA do Rio de Janeiro; ROSINA casou com seu primo MIGUEL ALVARES de SOUZA SOARES (neto de Maria José, filho de José) e formou a família LEITE de SOUZA SOARES de Pelotas; AMINA formou a família LEITE GOULART de Pinheiro Machado; EURICO formou a família QUADRADO LEITE de Porto Alegre; MARIA da GLÓRIA (Gogó) faleceu solteira.


4 - MARIA MADALENA (1818-1912) casou-se em 1850 com ANTONIO PINTO dos REIS e tiveram 3 filhas:

4a - LEOPOLDINA (1852-1946) casou-se em 1872 com o viúvo SEBASTIÃO de BARROS TEIXEIRA, da Casa do Folfurinho. Tiveram 10 filhos, entre os quais: MARIA SEBASTIANA e MARIA LEOPOLDINA casaram-se com dois irmãos VIEIRA COELHO e deixaram descendência; CARLOS ALBERTO casou-se com sua prima ARCÂNGELA de QUEIRÓS LENCASTRE (neta de Maria Madalena, filha de Maria Antonia) herdeira da Casa de Valbom, mas não tiveram filhos; MARIA EMÍLIA casou-se com seu primo AUGUSTO TEIXEIRA LEITE CARDOSO BROCHADO (neto de Anna Victoria, filho de Maria Augusta) e deixaram descendência na Casa de Ambrães.

4b - MARIA ANTONIA (1854-1884) casou-se em 1874 com BRUNO TEIXEIRA de LENCASTRE (filho do primeiro casamento do marido da sua irmã) e tiveram 5 filhos, entre os quais: BRUNO de MAGALHÃES e MENESES de LENCASTRE, cuja filha MARIA casou-se com seu primo TORQUATO BROCHADO de SOUZA SOARES (neto de Maria José, filho de José - e também bisneto de Anna Victoria, neto de Maria Augusta, filho de Maria d'Assumpção) e cujos descendentes herdaram a Casa do Marmoiral; ARCÂNGELA casou com seu primo CARLOS ALBERTO de QUEIRÓS BARROS (neto de Maria Madalena, filho de Leopoldina), herdou a Casa de Valbom, cujo usufruto deixou ao seu sobrinho Carlos Henrique Lencastre de Freitas; MARIA ANTONIA casou-se com CARLOS ALBERTO REBELO de FREITAS, herdou a Casa da Botica e lá instalaram a sua Farmácia Freitas. Seu filho Carlos Henrique herdou o usufruto da Casa de Valbom (ele era casado com a cunhada do seu primo do Dr. José Alvares de Souza Soares (1919-1984), bisneto de Maria José do Carmo).

4c - MARGARIDA casou-se com um viúvo em Vila Meã e não deixou descendência.


5 - LUCRÉCIA LEONINA (1822-1875) casou-se em 1850 com PAULO FRANCISCO de MAGALHÃES e SOUZA e tiveram 5 filhos, dos quais apenas 3 se casaram:

5a - MARIA da GLÓRIA (1852-?) viveu em Vila Meã, Recife, Pelotas e Porto. Casou-se em 1874 com seu primo ANTONIO PEDRO de SOUZA SOARES (filho de Maria José do Carmo) e emigrou para o Brasil. A descendência dos seus quatro filhos se extinguiu.

5b - PAULO (1855-1909) viveu em Vila Meã, Recife e Rio Grande. Era farmacêutico, emigrou para o Brasil e casou-se em Rio Grande com BEATRIZ da SILVA RAMOS (irmã da primeira mulher do seu primo José Alvares de Souza Soares). Tiveram 5 filhos, com geração em Rio Grande.

5c - LUIZ (1858-?) viveu em Vila Meã. Também era farmacêutico e casou-se com uma professora de Travanca chamada Raquel. Tiveram duas filhas e netos, mas perdeu-se o fio da meada para conseguir maiores informações.


-----------------


No início deste artigo, mencionei as casas senhoriais ligadas às filhas da Casa da Botica:


MARIA JOSÉ DO CARMO : CASA do PARQUE SOUZA SOARES, Pelotas (Alvares de Souza Soares)

CASA de SANTA CRUZ, Vila Meã (Brochado de Souza Soares)

CASA do MARMOIRAL, Vila Meã (Brochado de Souza Soares)

ANNA VICTORIA : CASA do EIRÔ, Castelões (Teixeira Leite)

CASA do RIBEIRO, Oliveira (Teixeira Leite)

CASA do MARMOIRAL, Vila Meã (Teixeira Leite Cardoso Brochado)

CASA de AMBRÃES, Tuías (Monterroio Cardoso Brochado)


MARIA MADALENA : CASA do FOLFURINHO, Castelões (Queirós Barros, Queirós Lencastre)

CASA DE VALBOM, Castelões (Queirós Barros, Queirós Lencastre)


___________________________________





Comments


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

FOLLOW ME

  • Facebook Classic

© 2014 by Carmen Souza Soares Reis - Proudly created with Wix.com

bottom of page